Thursday, November 23, 2006

Saudosismos...


Num blog alheio alguém fez uma mini sondagem sobre o melhor português de sempre, à imagem do programa que a RTP vai emitir, apresentado por aquela senhora que sofre de Fibriomialgia (que, para quem não sabe, é a doença do cansaço crónico), à qual os ares da Embaixada Portuguesa em Londres fazem maravilhas e, suponho, o ordenado também. Seja como for, nessa tal mini sondagem apresentam-se nomes como José Mourinho, Amália, D. Afonso Henriques, José Saramago e Salazar. Surpresa das surpresas, o nome do Presidente do Conselho, também à imagem do que acontece no programa da Sodona Maria Elisa, está a ganhar aos pontos. Ora bem, já é mau que chegue termos este karma de andarmos sempre a olhar para o passado por julgarmos não ter nada com que nos orgulharmos no presente. Pior ainda é o saudosismo, que, pelo que parece, não atinge tão pouca gente quanto isso, associado à figura que manteve Portugal com rédea curta durante quase 50 anos.
Salazar assegurou as contas do Estado e levou-as a um superavit? Sim. Levou a cabo uma política externa assente na neutralidade, que nos safou de muitas e boas? Sim. Conseguiu, mesmo sem o apoio da ONU, exercer soberania sobre as colónias ultramarinas? Sim. Tinha uma política social que levava familias inteiras à fome e à pobreza extrema? SIM. Levou, embora que indirectamente, a guerras independentistas para onde foram enviados milhares de portugueses? SIM. Exercia um poder tal sobre o povo que instituiu uma polícia sanguinária e sádica que perseguia as ovelhas tresmalhadas do regime? SIM.
Estamos com saudades de quê, afinal? De não comer, não falar e não guerrear? Será mesmo necessário um Salazar em cada esquina? Eu preferia um candeeiro.
Uma olhadela em www.mindwizards.blogspot.com Está tudo lá :)


2 comments:

Anonymous said...

Salazar? Dá bastante jeito qdo faço bolos...rapa o fundo que é uma maravilha! Eu cá até sou da opinião que todo e qualquer portugues, por mais pobre que seja, deve ter um salazar na cozinha. Isto é que é a verdadeira economia do lar. Onde há problema, lá vai o salazar! Salazar na gaveta... Salazar no tacho. Salazar na panela... e no caso de infidelidade, salazar na corneta!

A. said...

Já agora, o blog alheio merece ser visitado. Uma olhadela em www.mindwizards.blogspot.com