Saturday, December 30, 2006

Ventos e Tempestades

Sou da opinião que os Direitos Humanos são inalienáveis. Ponto final. Logo, sou uma acérrima defensora do fim da pena de morte. Saddam Hussein foi executado esta noite, numa data que para os muçulmanos é tão importante. Como podemos nós, o tão aclamado mundo ocidental, impôr os nossos preceitos de democracia, nos quais se destacam os Direitos Humanos, quando condenamos pessoas à morte?
A política externa dos EUA está a plantar ventos ao fomentar uma execução cuja acusação é crime contra a humanidade. Não é um crime contra a humanidade matar-se uma pessoa? Saddam foi um ditador sangrento e impiedoso, mas acho que seria preferível ele viver 20 ou 30 anos a moer mentalmente o passado e as razões que o levariam a uma cela até ao fim dos seus dias.

A partir do momento que uma pessoa se afirma como moralmente superior ao ponto de condenar outra à morte, seja qual for o crime, denota-se logo um extremismo e uma falta de clareza de pensamento.

Saddam errou e devia pagar pelos seus actos. No entanto, o pagamento deveria ser feito em vida. A morte foi, no fundo, um alívio para o ditador que nem tempo teve de reconhecer o quão hediondos foram os anos em que esteve no poder. Não me parece que tenha sido feita qualquer tipo de justiça.

Bush planta ventos, todo o mundo colhe tempestades.

1 comment:

Anonymous said...

Tempestade tropical mesmo... já não sei é se é só Bush ou se fosse outro se não se cairia quase no mesmo disparate. Ele é de facto o pior deles todos, sem nenhum candidato há altura em termos de estupidez, mas do executivo norte-americano não espero muito.. Cá estaremos para colher. :|