Tuesday, January 9, 2007

Fertagus...que saudades!

Durante os meus primeiros 5 anos em Lisboa andei de transportes públicos. Demorava cerca de 2h de minha casa à faculdade e, mais tarde, ao trabalho. Depois de muita insistência para eu tirar a carta, da parte de família, amigos e até condutores de autocarro que estavam fartos de me acordar no fim da carreira, em Julho lá consegui obter o meu título legal para conduzir. Peguei no meu Boguinhas e siga para bingo. Nunca mais ninguém me parou. Desde Julho já fiz cerca de 12 mil quilómetros.
Não me tinha era apercebido do facto que, conduzindo, já não tenho hipótese de apreciar Lisboa. Agora, face à operação, estou impossibilitada de me sentar ao volante e fui para a capital no combóio da ponte. Apesar de só terem passado cerca de 6 meses, notei diferenças e senti saudades do tempo em que andava de transportes públicos, lia um livro em 3 dias, apreciava as ruas, as gentes, os hábitos dos desconhecidos cujas caras já me eram familiares, os cafés das gares, sempre de qualidade duvidosa mas fervilhando de gente a degladiar-se por um pastel de nata.

Andava chateada por a doença me ter roubado a independência, por ter de ser conduzida mas, a partir do momento em que, da ponte 25 de Abril, vi o pôr do sol reflectido no vidro das Amoreiras, esbocei um sorriso. Deitei a mão à mala à procura do livro que não levava e do Walkman, já tão velhinho que só apanhava estações de rádio, que estaria guardado algures numa gaveta em casa, inútil.

Quarta-feira vou outra vez... e já levo o livro e os phones. Já tinha saudades.

No comments: