Tuesday, February 13, 2007

Gastronomias à minha moda

Hoje, num programa qualquer que vi na 2:, a apresentadora desafiava os seus convidados a fazerem uma lista dos seus pratos preferidos. Não percebi bem porquê, uma vez que já se tinha falado do aborto e das reformas de Sócrates, mas a verdade é que passei toda a tarde a fazer uma espécie de lista mental, a pesar os prós e os contras de cada iguaria, a lembrar-me do que comi onde e cheguei a esta conclusão: eu adoro comer. E depois, nestes pratos não se encontra nem um que se diga "come...faz-te bem". Nops. É tudo ideal para rebentar com a carótida. Aqui vai:
  • Bacalhau com Natas (feito pela minha mãe e mai nada!)
  • Favas com chouriço (e morcela, chouriço de sangue, chouriço preto...)
  • Bacalhau assado com batatas a murro (com muito azeite, alho e coentros)
  • Naco na pedra (sou mesmo um alarve... chiça!)
  • Feijão guisado com ovos escalfados (sim, é pesadote)
  • Lombo de porco com mostarda (receita inventada por mim num dia de inspiração)
  • Salada de atum (simples mas deliciosa)
  • Ovos estrelados com batatas fritas (ai o "castrol")
  • Alheira com batatas fritas (não resisto...)
  • Bacalhau à Brás (feito pela minha avózinha)

Portanto, se me convidarem para jantar, podem sempre vir espritar esta lista. A minha sorte é que nem sempre como disto, senão já devia pesar uns 200 kg. Se me falta o meu Portugalito e os seus petiscos, eu morro, como aquele anúncio do azeite.

No comments: