Friday, February 2, 2007

Manuel Pinho fala verdade!

Levantou-se a celeuma! Pessoas ficaram ofendidas! Centrais Sindicais em revolução! Oposição em fúria! Manuel Pinho, actual Ministro da Economia, há apenas uma semana disse que uma das razões que explicavam o fraco investimento estrangeiro era a falta de qualificação da classe trabalhadora. Pinho está na China e, no Fórum de Cooperação Empresarial Portugal China, apresentou cinco razões para a China investir em Portugal, sendo que uma delas era que os salários eram mais baixos do que a média europeia! Oh valha-me os santinhos todos, o que o homem foi dizer! Está a ser cruxificado por tudo quanto é cão e gato!
Agora pergunto eu: É MENTIRA?! Não há semana em que não haja uma manifestação em frente a um qualquer ministério com pessoas que berram em plenos pulmões isso mesmo - ganhamos mal! Só o Zé Povinho pode dizer a verdade? Da boca de um governante já não parece bem?!
Outra questão: Para uma empresa sueca ou alemã, nós somos realmente pouco qualificados, logo, é natural que não invistam por cá e foi isso que Pinho tentou explicar há uma semana. Todavia, o homem hoje está na China. A nossa qualificação profissional ao pé da chinesa é quase brilhante, logo, é natural que o Ministro, tentanto seduzir o investimento, tenha tentado demonstrar que, em relação à China, note-se, nós somos melhor qualificados mas menos remunerados do que no resto da União Europeia! Isto é mau? É mentira?
Algo me diz que se uma empresa chinesa se estabelecesse, por exemplo, no Vale do Ave, haveria muitas famílias que dariam graças a deus pela vinda desses meliantes! Portugal não é Lisboa e nem todos os cidadãos são doutores. Manuel Pinho sabe isso e tenta vender a ideia como pode. Não cruxifiquem o homem por ele dizer a verdade e por tentar adaptar o seu discurso à situação em que está. Afinal, é para isso que lhe pagamos!

No comments: